Conheça o Aedes aegypti
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.
O macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amaduremento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.
Rapidinho você vai conhecer sobre esse mosquito, que vive dentro de nossas casas! Assista!
Aedes aegypti e Aedes albopictus, uma ameaça nos trópicos
Conheça o Aedes albopictus, que também está presente na Maré.
Conheça com detalhes como vive e como se reproduz o Aedes aegypti
Arbovirose é uma doença causada por vírus transmitidos por artrópodes, como insetos e aracnídeos, principalmente pela picada de mosquitos. A palavra "arbovirose" deriva de "arbovírus", que significa "vírus transmitido por artrópodes".
As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são a dengue, a chikungunya e o zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A febre amarela ocorre em áreas de mata, e o vírus causador é transmitido por mosquitos silvestres.
As arboviroses são doenças de alta incidência e prevalência, e grandes causadoras de epidemias, especialmente em países tropicais e épocas de chuva. A forma de prevenção é eliminar o mosquito Aedes aegypti, reduzindo muito a propagação das doenças. Saiba mais sobre cada uma delas:
O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e pode incluir repouso, remédios analgésicos e/ou antitérmicos, ou soro e medicamentos diretamente na veia.
Como as mudanças climáticas
são relacionadas às arboviroses?
Aumento de
temperatura
O aquecimento global aumenta a temperatura, reduz o tempo de desenvolvimento larval e de incubação do vírus no mosquito. Com isso, os mosquitos atingem a fase adulta mais rapidamente, transmitindo o vírus de forma mais eficiente.
Mudanças nos padrões de chuva
O aumento de chuvas intensas e a alternância com períodos de seca criam condições ideais para a proliferação de mosquitos.
Acúmulo de água da chuva
Em áreas urbanas, a água da chuva se acumula em recipientes, pneus e lixos, servindo como criadouros para os mosquitos.
Desequilíbrio climático e ambiental
O desequilíbrio climático e ambiental favorece a proliferação dos vetores transmissores de doenças.